Os carros elétricos têm ganhado, cada vez mais, espaço no mercado brasileiro. Os veículos prometem uma maior proteção ao meio ambiente e ao consumidor, com emissão zero de gases poluentes e menor custos quanto à manutenção. O ano de 2023 tem demonstrado a ascensão desse segmento, com aumento de 50% nas vendas em relação a 2022.

Os dados foram disponibilizados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Segundo a entidade, no primeiro quadrimestre do ano foram 19.579 veículos leves eletrificados vendidos, enquanto no mesmo período, em 2022, foram 14.989. Para a ABVE, a previsão é que os números permaneçam em crescimento.

Conforme a Associação, o Brasil está na lista dos países que mais cresceram no número de carros emplacados, seguindo depois dos Estados Unidos e da Alemanha. Os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023.

Nessa categoria dos comerciais leves incluem-se os automóveis híbridos plug-in, que podem ser recarregados por conector externo e os não plug-in. No mês de abril, os veículos híbridos elétricos, com recarga externa, destacaram-se nas vendas.