De acordo com os dados disponibilizados pela Fenabrave nacional, as transações de usados somam quase 1,2 mi no mês de janeiro.  O resultado representa uma alta de 13,2% sobre janeiro de 2023 e o volume é superior ao ano de recorde do segmento (2021), com  alta de 4,34%.

Ao comparar com o mês de dezembro, é possível observar uma queda das transações, mas isso se dá pela sazonalidade do mês, que impacta diretamente o poder de compra das famílias. Por se tratar do início do ano, algumas despesas influenciam a quantidade de transações, como: compra de material escolar, IPTU, IPVA…

“Acompanhando o mercado de novos, as transações de usados começaram o ano de forma positiva, com queda apenas na linha de pesados, que têm uma dinâmica de mercado própria”, afirma o Presidente da Fenabrave nacional, Andreta Jr. “Como a projeção da Fenabrave é de alta de 13,5% nos emplacamentos e os veículos usados são ofertados como parte de pagamento na compra de novos, há expectativa de um bom ano para o segmento de usados também”, completa.

O aumento mais significativo no panorama nacional é no segmento de automóveis e comerciais leves, com alta de 13,7% sobre janeiro de 2023. Os modelos seminovos, com até 3 anos de fabricação, representaram 9,7% do total transacionado no mês e no ano. As motocicletas também apresentaram aumento relevante em comparação janeiro de 2023, com alta de 13,5%.

Para mais informações, clique e confira:

⇒ RESUMO MENSAL JANEIRO DE 2024